quinta-feira, novembro 02, 2006

Panellets


Cada país, cada cidade e seus costumes...

Ontem foi Dia de Todos os Santos e como de costume se come "Panellets", que é tipo um paozinho feito de amendoas e batata e coberto com pinhones... É uma delicia....
Eu ja tinha provado uns da padaria aqui de baixo e hj a Dona Concepcion, dona do salao que eu trabalho, me levou esses da foto...

To colocando a receita se alguem quiser se atrever...

Ai vai:

Ingredientes
400 g amendoa pelada y rallada
300 g açúcar
200 g batata "seca"
raspas de limao
200 g piñones


Lava bem uma batata que não seja nova (não deve ser acuosa) hornéala inteira e sem pelar (podes envolvê-la em papel de alumínio para evitar que se doure). Também se pode ferver inteira e sem pelar, somente se está muito sã e não vai tomar água ou, se dispões de microondas, em 3 ou 4 minutos terás a batata pronta. Pela-a quente e passa-a pelo pasapurés ou esmaga-a muito bem com um garfo. Mistura-a com a amêndoa rallada, o açúcar e a ralladura de limão (sem rallar a parte branca), primeiro com uma colher e depois com as mãos muito limpas. Forma um cilindro e guarda-o, no frigorífico, envolvido numa lâmina de plástico ou numa bolsa de plástico limpa. Poderás continuar ao cabo de 6 ou 10 horas quando se tenha endurecido pelo frio. Esta é a massa básica.
Para fazer as diferentes variedades de panellets só faz defeituosa porcionar a massa e adicionar outros ingredientes:

Panellets de café: numa cumbuca pequena adiciona, a uma parte da massa (endurecida pelo frio), um pouquinho de café solúvel em pó, mistura, forma um churro longo e estreito e vê cortando trocitos (do tamanho de uma almôndega mais bem pequena). Molda rapidamente com as mãos uma pelotita e faz-lhe um corte no centro a modo de grão de café.
Panellets de coco: numa cumbuca pequena adiciona, a uma parte da massa, coco rallado, ficará a massa mais bem aspera. Forma um churro longo e estreito e vê cortando trocitos (do tamanho de uma almôndega mais bem pequena). Forma a mesma pelotita e, apertando com os dedos, dá-lhes forma de cogumelo com seu talho (se colocam com o talho para acima). Não têm que ficar perfeitas (os cogumelos não o são), as gretas que aparecem se dourarão ligeiramente e ficarão muito bem.
Panellets de pinhões: são os mais clássicos e apreciados, podes fazê-los com a metade da massa. Bateclara de ovo cuidando que não faça espuma e mistura nela os pinhões. Com as mãos cheias de pinhões (molhados na clara de ovo) toma as mesmas pelotitas e contínua dando-lhes a forma redonda enquanto se vão incrustando ligeiramente os pinhões na massa. Isto se faz com as mãos sobre a mesma cumbuca onde estão o resto dos pinhões pois se vão caindo das mãos.

Pode-se fazer qualquer outra variedade de panellets enfeitando-os com trocitos de fruta confeitada, amêndoa inteira ou média noz. Existem outras variedades comerciais de chocolate ou em forma de croquetes rebozadas de amêndoa picada mas se afastam muito dos panellets tradicionais.

Coloca os panellets já formados sobre uma bandeja de forno com papel vegetal (de forno), é imprescindível o papel pois, sem ele, colam-se muito. Com em forno a 200 °C, põe-os durante 3 ou 4 minutos, não se têm que cozer, somente formar uma fina costra exterior que lhes permita agüentar a forma ao guardá-los. Podes dourá-los muito ligeiramente depois mas sua cor original é o alvo. Saca os panellets da bandeja só quando estejam frios. Conservam-se durante vários dias numa caixa de lata. Com estas quantidades podem sair uns 50 panellets (umas 25 gramas / unidade).

Nota: os panellets tradicionais são brancos, não dourados, não crujen, não levam ovo na massa nem boniato (batata doce, camote), não se cozem. Se alguém o faz modifica por completo sua essência e não a melhora em absoluto.



Fonte: http://www.abcdietas.com/recetas/postres/panellets.html
Traduçao: http://traductor.universia.net/traducirTextoHome.do

Espero que gostem da dica....



Direto da Catalunia, beijokas estaladas e panelletadas hehehe

1 Um comentário POR FAVOR!!!:

Blogger Patricia said...

Nossa, Vivis! Esses pãezinhos devem ser uma delícia! Uhm!
Adoro pão de batata e esse aí, certamente deve ser um must! ;o)

Beijos,
Patricia.

3:31 PM  

Postar um comentário

<< Home